A importância da rotação de culturas
- Espaço Horta
- 1 de mai. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de jun. de 2019
Neste artigo vamos dar a conhecer os benefícios que pode obter a partir da rotação de culturas e a melhor forma de realizar este processo.

Quais são os benefícios provenientes da rotação de culturas?
A realização de uma correta rotação de culturas promove o equilíbrio de nutrientes e a diversidade dos produtos hortícolas obtidos, combate o aparecimento de infestantes e ajuda a evitar pragas e doenças. Os benefícios referidos são obtidos porque numa rotação de culturas não se deve cultivar, em anos consecutivos, uma planta num mesmo espaço, para que não se esgotem determinados nutrientes e o solo permaneça em equilíbrio nutricional.

Rotação de culturas consoante a família botânica das plantas
Um dos princípios a ter em atenção quando opta por realizar rotação de culturas assenta em não cultivar sucessivamente plantas pertencentes à mesma família botânica, pois estas plantas apresentam necessidades nutricionais semelhantes, o que faz com que o solo fique mais desgastado. Para conhecer as hortaliças pertencentes a cada uma das famílias botânicas existentes consulte "A família botânica de cada hortaliça".
↬ Nível de exigência de nutrientes para cada família botânica:
➺ Grau de exigência moderado a elevado: Compostas, Crucíferas, Cucurbitáceas, Quenopodiáceas e Solanáceas;
➺ Grau de exigência reduzido a moderado: Aliáceas, Leguminosas e Umbelíferas;
Contudo, este fator pode ser algo difícil de implementar devido ao grande número de famílias existentes, pelo que sugerimos realizar a rotação de culturas com base nas necessidades nutricionais de cada planta.
A rotação de culturas e as necessidades nutricionais das plantas
A rotação de culturas com base nas necessidades nutricionais das plantas deve ser feita segundo a seguinte sequência:
➺ Cultivar plantas que requerem uma maior quantidade de nutrientes, sendo assim necessário uma boa adubação antes de proceder ao seu cultivo.
➺ De seguida, optar pelo cultivo de plantas com um grau de exigência nutricional moderado.
➺ Por fim, deve cultivar as plantas pouco exigentes em nutrientes ou as leguminosas, pois estas últimas enriquecem o solo através da síntese do azoto presente no ar.
‼ Nota: Normalmente, o ciclo de rotação de culturas tem uma duração de 3 a 4 anos.

⤷ Conselho do Espaço Horta: Além da rotação de culturas, a associação entre hortaliças consiste numa outra prática que promove o equilíbrio de nutrientes na sua horta, assim como minimiza o risco de aparecimento de pragas e doenças, isto porque determinadas plantas são conhecidas por repelirem as pragas de outras plantas, sendo assim vantajoso cultivá-las lado-a-lado.

Até ao próximo artigo! 😊
Comments