top of page

Bem-Vindo(a) ao Espaço Horta!

M&T.png

Sou o Miguel, um curioso na casa dos 20 anos, ainda iniciante nesta aventura, mas com muita ambição e vontade de aprender cada vez mais e de partilhar consigo todas as experiências vivenciadas na nossa horta biológica. Neste primeiro capítulo, relativo à origem do “Espaço Horta”, vou contar-lhe a história de como este projeto se começou a enraizar.

Tudo teve início com o despertar de lembranças únicas e magníficas da infância, na qual a convivência e a aprendizagem com os meus avós era diária. Os campos e os quintais traduziam-se em lugares relaxantes e inspiradores onde a quantidade de horas de trabalho que requeriam eram totalmente recompensadas pela saúde e o bem-estar visíveis e pelas memórias criadas em cada um de nós.

Atualmente, em passeios pedestres pelos campos outrora repletos de verdura e de trabalho, senti um despertar do desejo de regressar às origens.

EH.png

Eu, Miguel, resido numa vivenda que dispõe de um terreno bastante arenoso, pois a mesma localiza-se, muito perto da praia, na zona centro de Portugal. Apesar das adversidades que este tipo de terreno podia apresentar, a sua disponibilidade foi um fator decisivo para que nem pensasse duas vezes em criar uma horta biológica, ao invés de replantar relva, porque mexer na terra, colocar sementes, vê-las crescer e sentir a frescura e a felicidade das plantas é uma experiência tremendamente gratificante e mágica. Contudo, não só de terreno se faz o Espaço Horta, optei também por criar uma horta biológica em vasos com a finalidade de, consoante o tipo de hortaliça, desenvolver mudas e realizar colheitas.

 

Ao longo do segundo trimestre de 2017, a experiência relaxante e entusiasmante de cavar, de mexer na terra, de semear e de realizar diversas colheitas, deu-me a oportunidade para um processo de aprendizagem diário sobre este admirável mundo tão vasto e tão simplesmente capaz de trazer bem-estar e paz de espírito a cada um de nós. O projeto “Espaço Horta” existe para partilhar consigo todo o conhecimento adquirido, curiosidades e, principalmente, para acompanhar o fascinante crescimento de cada planta.

bottom of page